Preciso Desabafar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» PD fora do ar provisoriamente
Amor não se improvisa - Ivan Martins I_icon_minitimeSex 3 Abr - 9:35 por Alice Moura

» Whatsapp's dance
Amor não se improvisa - Ivan Martins I_icon_minitimeQua 25 Mar - 5:35 por Alice Moura

» Esmalte machista
Amor não se improvisa - Ivan Martins I_icon_minitimeTer 24 Mar - 6:23 por Liu

» Bem-vindos Pfeanos
Amor não se improvisa - Ivan Martins I_icon_minitimeDom 22 Mar - 7:35 por Mauro Scherer

» "Não tira o batom vermelho!"
Amor não se improvisa - Ivan Martins I_icon_minitimeSex 13 Mar - 16:29 por Liu

» Confessionário
Amor não se improvisa - Ivan Martins I_icon_minitimeQui 12 Mar - 21:21 por Liu

» Pelo Dia Internacional da Mulher!
Amor não se improvisa - Ivan Martins I_icon_minitimeQua 11 Mar - 8:25 por Liu

» Morre garoto espancado na porta da escola
Amor não se improvisa - Ivan Martins I_icon_minitimeQua 11 Mar - 5:18 por Alice Moura

» Dia da mulher!!!
Amor não se improvisa - Ivan Martins I_icon_minitimeDom 8 Mar - 13:22 por Alice Moura

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


Amor não se improvisa - Ivan Martins

2 participantes

Ir para baixo

Amor não se improvisa - Ivan Martins Empty Amor não se improvisa - Ivan Martins

Mensagem por Ana Qua 30 Jul - 10:01

sorry... lá vou eu de novo postar texto do Ivan.... mas é bão demais...

**************************************************

Amor não se improvisa
Só damos aos outros aquilo que andamos recebendo a vida inteira

Uma das minhas vizinhas de prédio gosta de me lembrar quanto pareço feliz desde que me casei. A gente se encontra no elevador, e ela, invariavelmente, observa que continuo com o sorriso dos homens apaixonados. Eu rio, embaraçado e contente, e conversamos um pouquinho. Além de gentil e afetuosa, minha vizinha é romântica. Ela perdeu o marido há pouco tempo, depois de um casamento de 30 anos, e projeta nas pessoas ao redor um pouco da felicidade que viveu. Ao agir assim, de maneira tão doce, ela me lembra que as pessoas dão ao mundo aquilo que receberam. Pode ser amor e gentileza, pode ser o contrário.

Isso é muito claro quando a gente entra na intimidade de um relacionamento. Em pouco tempo, começamos a perceber do que a outra pessoa é feita. Ou, melhor dizendo, de que tipo de experiência amorosa ela é constituída. Pode ser de um amor tranquilo e seguro, que resulta num tipo de gente. Pode ser de um amor escasso e algo desesperado, que dá outro tipo de ser humano. Pode ser - na pior das hipóteses - da falta de amor (ou da percepção da falta de amor, que dá na mesma). Dela resulta uma gente arisca, dura, refratária aos próprios sentimentos e aos dos outros.

A experiência universal sugere que a gente não escolhe por que tipo de pessoa se apaixonará. Quando se dá conta, já aconteceu - e estamos envolvidos, até o pescoço, com alguém que pode ser muito difícil de amar, por ter as piores experiências no assunto. Nenhum de nós tem currículo perfeito nesse tema. Posta no divã de um analista, a maioria revelaria buracos enormes na sua biografia afetiva. Alguns, porém, têm traumas mais visíveis, rombos escancarados que se traduzem, sobretudo, na falta de naturalidade quando se trata de afeto. Gostar para eles é difícil, doloroso, complicado. Receber o sentimento do outro também. O cotidiano da relação, que exige a troca de sentimentos simples, fica truncado. É como se as pessoas falassem, afetivamente, línguas diferentes. Elas não se compreendem, porque a uma delas (ou às duas) falta o vocabulário essencial do amor.

Talvez, a muitos, isso pareça abstrato. Para mim, é muito concreto.

Tendo vivido e convivido com pessoas muito diferentes, me é claro como a experiência amorosa (familiar e romântica) produz diferentes atitudes diante do amor - e como essas atitudes são modificadas pelas experiências da vida adulta. Quando começamos a nos relacionar eroticamente, somos adolescentes. Levamos para os braços do outro, quase intactas, nossas questões infantis e familiares. À medida que a gente cresce e vai tendo outras experiências, os sentimentos evoluem. Ninguém está pronto e acabado aos 20 ou aos 40 anos. Nem aos 70, acho.

A impressão de não ser a criança mais amada do mundo pode diminuir ou aumentar nos primeiros envolvimentos. A sensação adolescente de ser o centro das atenções (ou de ser rejeitado pelo mundo) pode ser negada ou confirmada por um grande amor. O medo e a insegurança podem ser ampliados numa sequência de relações instáveis, ou reduzidos por um relacionamento intenso, seguro e duradouro. A vida não para de nos formar. Quem a gente escolhe para estar a nosso lado tem papel fundamental nessa formação.

Por isso tudo, a atitude da minha vizinha me parece tão bonita. Ela sabe, por ter vivido, que as pessoas se transformam pela experiência do amor. Divulga esse evangelho de uma forma discreta e efetiva. Na última vez em que me disse que eu parecia feliz, eu acabara de ter uma briga estúpida e desnecessária com minha mulher. A conversa no elevador, na saída para trabalho, me ajudou a lembrar quanto gosto e quanto essa relação é importante para mim. Horas depois, peguei o telefone e liguei para pedir desculpas. Talvez fizesse isso de qualquer maneira, mas gosto de pensar que minha vizinha me ajudou a lembrar que fazer as pazes era urgente e necessário.

Ivan Martins escreve às quartas-feiras.

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ivan-martins/noticia/2014/07/bamorb-nao-se-improvisa.html
Ana
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagens : 512
Data de inscrição : 09/07/2014
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Amor não se improvisa - Ivan Martins Empty Re: Amor não se improvisa - Ivan Martins

Mensagem por Kvet Qua 30 Jul - 11:23

Mais uma vez tenho que concordar com esse cara. Somos e tratamos as pessoas conforme nossas experiência de vida. Fato.
Sou romãntica por natureza e pq tive relacionamentos legais, de companherismo. Claro que isso fala muito de como encaro o mundo.

Kvet
Kvet

Mensagens : 91
Data de inscrição : 10/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Amor não se improvisa - Ivan Martins Empty Re: Amor não se improvisa - Ivan Martins

Mensagem por Ana Qua 30 Jul - 12:42

É bem por aí, Kvet.

Nossas vivências boas , ruins e como reagimos/elaboramos à elas nos moldam o tempo todo. Por isto aconselhamos o autoconhecimento, com reflexões para evitar avaliações precipitadas que podem gerar crenças distorcidas e disfuncionais.
Ana
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagens : 512
Data de inscrição : 09/07/2014
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Amor não se improvisa - Ivan Martins Empty Re: Amor não se improvisa - Ivan Martins

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos