Preciso Desabafar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» PD fora do ar provisoriamente
Separamos ou não? I_icon_minitimeSex 3 Abr - 9:35 por Alice Moura

» Whatsapp's dance
Separamos ou não? I_icon_minitimeQua 25 Mar - 5:35 por Alice Moura

» Esmalte machista
Separamos ou não? I_icon_minitimeTer 24 Mar - 6:23 por Liu

» Bem-vindos Pfeanos
Separamos ou não? I_icon_minitimeDom 22 Mar - 7:35 por Mauro Scherer

» "Não tira o batom vermelho!"
Separamos ou não? I_icon_minitimeSex 13 Mar - 16:29 por Liu

» Confessionário
Separamos ou não? I_icon_minitimeQui 12 Mar - 21:21 por Liu

» Pelo Dia Internacional da Mulher!
Separamos ou não? I_icon_minitimeQua 11 Mar - 8:25 por Liu

» Morre garoto espancado na porta da escola
Separamos ou não? I_icon_minitimeQua 11 Mar - 5:18 por Alice Moura

» Dia da mulher!!!
Separamos ou não? I_icon_minitimeDom 8 Mar - 13:22 por Alice Moura

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


Separamos ou não?

+7
Alice Moura
Liu
Kátia.Aquiles
Fiorella
Si Cal
Miss J
Kvet
11 participantes

Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Separamos ou não?

Mensagem por Kvet Sex 26 Set - 11:35

Um tema pra lá de polêmico e delicado.
Corre novamente notícias sobre os estados do sul separarem-se do resto do país.
Sei que quem não é, pricipalmente gaúcho e catarinense (ainda acho que os paranaenses não são tão a favor assim), não aceita e acho um absurdo.
Mas é algo real por essas bandas - com isso o resto do país só nos acham mais esnobes e antipáticos do que já pensam que somos.
Sempre que vejo esta notícia me paro a pensar: SERÁ? Será que daria certo? Será que seríamos um país com menos roubalheira e escândalos? Será que seríamos mais prósperos?
Algumas vezes tenho minhas dúvidas, mas em outras acho que seria possível. Claro, teríamos imensos e árduos desafios pela frente, mas seríamos capazes de nos tornarmos um país mais justo? Onde a população tivesse orgulho da sua pátria? Há muito o brasileiro no geral perdeu a vontade de bater no peito e gritar aos berros "eu sou brasileiro com muito orgulho!!". Poderíamos, nós sulistas, resgatarmos isso formando uma nova pátria? A julgar pelo movimento farroupilha que a cada ano, ao invés de enfraquecer, só nos mostra que nossas tradições e valores continuam intactos em boa parte do povo, pq não?
Ou seria um suicídio?
Sinceramente hoje eu não tenho uma opinião totalmente formada. Teria que analisar as propostas que os separatistas dariam, principalmente, para nossa economia.

Está correndo na internet esta petição para um plebiscito:
"Queremos que o Congresso Nacional aprove um plebiscito consultivo na região Sul do Brasil, para saber se o Povo Sulista quer ou não continuar a fazer parte da federação brasileira."

https://secure.avaaz.org/po/petition/Congresso_Nacional_do_Brazil_Queremos_que_o_Congresso_Nacional_permita_um_plebiscito_consultivo_no_Sul/?sywxRcb
Kvet
Kvet

Mensagens : 91
Data de inscrição : 10/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Miss J Sex 26 Set - 13:13

Eu não acho um absurdo mas bem improvável que isso aconteça.


Última edição por Miss J em Sex 26 Set - 13:18, editado 1 vez(es)
Miss J
Miss J

Mensagens : 150
Data de inscrição : 11/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Si Cal Sex 26 Set - 13:17

Se o povo do Sul quer e isso não afetar os outros estados não vejo maiores problemas...

Eu não concordo, mas de verdade acho que é direito querer separar.

Porém eu acredito no separatismo de fato (INDEPENDENCIA TOTAL tanto para obrigações quanto para direitos).

Entretanto como sou contra, colocaria SE EU PUDESSE TER O PODER DE DECISÃO!!

OK vc vai, mas não pode voltar! e nem eu posso pedir a volta!
Si Cal
Si Cal

Mensagens : 218
Data de inscrição : 11/07/2014
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Fiorella Sex 26 Set - 13:53

É fato que a cultura do sul, em especial do RS, é meio "à parte" em relação ao resto do país... às vezes o povo daqui parece mais uruguaio que brasileiro. Mas se fomos ver, no fim das contas, o Brasil inteiro é assim, por ser um país grande, e plural. Nesse caso, acho que não valeria a pena se separar. Cada estado acrescenta na questão cultural!

Sobre questões econômicas, não sei dizer, pois não entendo do assunto. Mas creio que os 3 estados, para isso, deveriam estar com a economia bem fortalecida para antes seguir com alguma tentativa. Não sei, minha impressão é que não daria muito certo...

No caso das roubalheiras, a meu ver, não mudaria muita coisa. Isso existe em todo o país, e onde tem poder, infelizmente, tem corrupção. Não estamos livres disso aqui no Sul.

Respeito quem tenha esse sentimento separatista, mas se tivesse um plebiscito, eu votaria contra a separação. Gosto de ser tanto gaúcha quanto brasileira! Smile
Fiorella
Fiorella

Mensagens : 111
Data de inscrição : 10/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Kátia.Aquiles Sex 26 Set - 18:54

Um dia posso estar lendo esse texto na República do Brasil do Sul e pagar minha língua, mas está aí uma coisa que eu acho que nunca, nunca, nunquinha vai acontecer.
Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles

Mensagens : 55
Data de inscrição : 12/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Liu Sex 26 Set - 20:43

Seria interessante que eles conseguisssem, daí veríamos se é tão simples ser um país independente. Dando certo ou não pelo menos parariam de culpar o resto do país pelo que existe de errado por lá.

Era criança, mas lembro bem que já tentaram até dividir a Bahia(palhaçada), queriam separar o sul do estado (será coincidência essa coisa de sul?!!Rolling Eyes ) do restante! RISADINHA RISADINHA RISADINHA
Liu
Liu

Mensagens : 337
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Alice Moura Sáb 27 Set - 8:58

Sou carioca, não conheço os estados sulistas e me permitam dar meu pitaco torto nessa questão (e me perdoem alguns equívocos históricos também): a meu ver, em termos econômicos, o único estado do Brasil que poderia se separar, se quisesse, seria São Paulo. Mas com esse problema da escassez de água, vimos que não é tão simples assim.
A separação teria que ser algo muito bem planejado e calculado pelos entusiastas da ideia, para que as coisas não virassem contra eles próprios, pois não sendo mais brasileiros, teriam que realmente sustentar-se em termos de receita, elaborar novo sistema de governo, e muitas outras coisas; ou seja, de início, a despesa e a burocracia talvez fossem  monstruosas.
Esse processo é complicado, não é mais como nos tempos de Bento Gonçalves, que bastava montar num cavalo, bandeira ás costas e ir à luta.

**********************************************************

Liu, que tom dramático esse comercial da Maria Bethania, não?
E a música de fundo???
E Mrs. Bethania só falou dos artistas baianos, não falou da produção de cacau, das Usinas de Paulo Afonso, o turismo...G-zuis!!!
Pobre Bahia...  parece que nem seus filhos lhe dão o devido mérito como estado gerador de riquezas.
Alice Moura
Alice Moura

Mensagens : 341
Data de inscrição : 15/07/2014
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Liu Seg 29 Set - 8:46

Alice Moura escreveu:Liu, que tom dramático esse comercial da Maria Bethania, não?
E a música de fundo???
E Mrs. Bethania só falou dos artistas baianos, não falou da produção de cacau, das Usinas de Paulo Afonso, o turismo...G-zuis!!!
Pobre Bahia...  parece que nem seus filhos lhe dão o devido mérito como estado gerador de riquezas.

Eram justamente os políticos da região cacaueira que queriam a separação (ainda há algumas poucas "mentes brilhantes que querem) e o tom da propaganda é de apelo emocional mesmo, talvez se fossem usados dados técnicos sobre a ecônomia do estado muita gente não iria se manisfestar nem contra e nem a favor.
E voltando a região sul, não sei praticamente nada. Ele possui riquezas minerais, indústria , recursos geradores de energia...os três principais setores da ecônomia autossuficientes para ser um país independente???
Liu
Liu

Mensagens : 337
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Ana Seg 29 Set - 10:38

A parte econômica não me preocupa, apesar do momento em baixa.... muitas empresas atraídas pro isenção/redução de impostos e mão de obra mais barata saíram daqui...

O que realmente me preocupa é quem tomaria a frente na parte política e depois a legislativa . Não vejo nos nossos políticos alguém disposto, qualificado e honesto.
Ana
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagens : 512
Data de inscrição : 09/07/2014
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Kvet Seg 29 Set - 11:04

O que realmente me preocupa é quem tomaria a frente na parte política e depois a legislativa . Não vejo nos nossos políticos alguém disposto, qualificado e honesto.

Exato. É essa parte que me deixa cabreira.
Ando desconfiando de qualquer um que empunha o título político.

Também acho que dependendo dos incentivos fiscais, que sou amplamente a favor, qualquer industria teria interesse em investir por aqui. E as que sairam, voltariam.
Ficariamos com Itaipu, que localiza-se no Paraná. Riquezas naturais somos uma região privilegiada, isso também não me preocupa.

Quando coloquei essa notícia no meu face fiquei espantada com o número de pessoas que curtiram e disseram que concordam ampla e irrestritamente. Acho que se esse plebiscito sai.... sei não...
Kvet
Kvet

Mensagens : 91
Data de inscrição : 10/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Ro Samy Seg 29 Set - 20:53

Eu sou a favor do separatismo.
Se daria certo? Realmente não sei.
Ro Samy
Ro Samy

Mensagens : 71
Data de inscrição : 11/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por carlita carlinha Ter 30 Set - 15:44

Sei que quem não é, pricipalmente gaúcho e catarinense (ainda acho que os paranaenses não são tão a favor assim), não aceita e acho um absurdo.

com isso o resto do país só nos acham mais esnobes e antipáticos do que já pensam que somos.


Sempre que vejo esta notícia me paro a pensar: SERÁ? Será que daria certo? Será que seríamos um país com menos roubalheira e escândalos? Será que seríamos mais prósperos?

Eu respeito a opinião de cada um, mas eu sou CONTRA a separação dos estados. Entendo a revolta de cada um, mas isso é um problema nacional e não resolverá o problema assim.

Corrupção acontece no país inteiro. No governo do sul (não estou por dentro do que acontece) acredito que tenha também roubalheira por debaixo dos panos. Enfim, ninguém é santo.

Eu acredito que muitos podem pensar que realmente o povo do sul podem ser "esnobes e individualistas" tomando esse tipo de atitude. Mesmo não sendo. Entendo a linha de pensamento, mas não concordo em separar os estados assim como é pouco provável que isso aconteça.

Sou contra, porque esse problema é nacional e todos os estados do Brasil, deveriam se unir para combater a corrupção. A união faz a força. Não é essa linha de pensamento de" separar os estados", que vai resolver algo. Vocês já pensaram nisso?

Obs: não acho vocês do sul esnobes. Tanto que gostaria muito de conhecer o local e gosto das pessoas que conheci aqui. Imagine se MG resolvesse se separar do pais ao invés de fazer campanhas para unir os estados para combater a corrupção? Vocês poderiam pensar assim da gente. É um pensamento individualista.


carlita carlinha
carlita carlinha

Mensagens : 192
Data de inscrição : 12/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Vica Ter 30 Set - 21:17

Sou a favor de separar, claro com algumas ressalvas, tudo muito bem pensado. Porém sou totalmente a favor de um plebiscito, inclusive já coloquei a minha assinatura. Acho importante saber o que as pessoas realmente pensam sobre o assunto. Se a ideia tiver força, na minha opinião nas próximas eleições para prefeito, seria uma ótima oportunidade para junto fazer o plebiscito!!!!
Vica
Vica

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Separamos ou não? Empty Re: Separamos ou não?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos